26/07/2010 08:15

Q & A: Domenicali sobre ordens de equipe

Ferrari pode ter dominado o Grande Prêmio da Alemanha , mas a sua dobradinha foi ofuscado pela polêmica nas ordens de equipe que custou  uma multa de US $ 100.000 e sendo encaminhada para o WMSC .

 

Após a corrida, o chefe de equipe Stefano Domenicali enfrentou a imprensa para dar sua opinião sobre a matéria. Isto é o que ele disse.

 

P. Você pode explicar a situação de ordens na equipe e na Fórmula 1, e porque isso não era ordem de equipe ?

 

Stefano DomenicaliStefano Domenicali : Eu não sei se eu tive que explicar o que são ordens da equipe. O que posso dizer do meu lado é que se você está se referindo à situação que temos em mente , nós demos uma informação para Felipe sobre o que estava a situação. Como já vimos no passado , situações que não poderia dar o melhor resultado para a equipe. Essa foi a informação que queria dar e deixamos os pilotos para compreender e tomar conhecimento dela a fim de certificar-se da equipe, em termos de resultados globais, melhores.

P. Qual é a diferença da Áustria de 2002?

 

SD: Honestamente, eu não sei. O que eu disse: hoje foi uma informação sobre a situação de velocidade e o Felipe estava devagar. Isso é o que eu disse hoje.

P. Você não acha que era óbvio que este era um convite para Felipe deixar Fernando passar?

 

SD: Isso é o que você disse , eu não disse isso . Mas eu tenho que repetir o que já disse. Não há nada a acrescentar sobre o que eu disse . O que mais temos informações ou comentários, isso não muda a situação. Realmente é , com certeza, uma vergonha que em uma situação como a de hoje com um grande desempenho a todos é focada em tal coisa. É a coisa mais importante que o novo sempre considerar o interesse da equipe como a melhor coisa para nós , pelo menos. Isso é o que eu posso dizer.

Q. Depois de tanta política e críticos , você pode realmente sentir tão feliz depois deste terminar 1-2?

 

SD: Sim , com certeza estou muito feliz. Eu compreendo a partir de seus comentários que é claro que eu não estou feliz com o resultado deste grande desempenho da equipe por causa da pressão que nós temos do exterior sobre este elemento específico. É algo que faz parte do sentimento que tenho agora , mas eu preciso realmente  manter-se, como primeira prioridade , que a equipe tem feito um grande trabalho e recuperou uma situação muito difícil após três muito, muito pesado grands prix - por isso estou contente por eles. Isso é muito importante .

Q. Após a situação de hoje , é agora claro que você tem um número de pilotos e o número 1º é Fernando e o 2º é Felipe ?

 

SD: Não. Não.

P. Por que ?

 

SD: Porque, do contrário eu teria dito sim.

Q. Depois de hoje , você acha que Felipe ainda tem uma chance de lutar pelo campeonato? Se assim for, se eles estão juntos na mesma situação , não é melhor para Felipe dar de presente a vitória para Fernando?

 

SD: Não. Eu posso responder a vocês que Felipe tem chances, em primeiro lugar , estou muito feliz com o desempenho que ele fez , sem dúvida. Ela é uma consequência da resposta que acabei de dar , pelo fato de que Felipe terá a chance e em benefício da equipe , ele vai empurrar para o campeonato , sem dúvida alguma. Não há 1-2.

Pergunta: O senhor já esteve com os gestores . O que eles queriam perguntar-lhe ? E com isso haverá controvérsia e mau sentimento em torno do seu 1-2. Existe uma maneira que você poderia ter lidado melhor?

 

SD: Os comissários queriam entender a situação. Mas, honestamente, uma maneira de segurá-lo melhor? Acho que não. A situação começou realmente a partir do fato de que nós queríamos ter certeza de que nós não tivemos qualquer situação difícil, entre nossos pilotos . Isto é o que nós queremos. Nós queremos ter uma equipe como a melhor coisa .

Q. Não como um diretor da equipe , mas como um ser humano - era a corrida mais difícil que você já teve que assistir?

 

SD: Não. Eu tenho feito um monte de corridas e tenho visto um monte de coisas acontecendo. Como ser humano eu estava muito mais envolvido emocionalmente quando tivemos situações difíceis como com Felipe no ano passado - que estava em meu conhecimento, as mais difíceis que eu vivi.

Pergunta: Você mencionou o ano passado. Você não considera o lado humano de tudo , especialmente no aniversário do que a vitória significaria para Felipe ?

 

SD: Com certeza , sabemos que era muito importante para o Felipe e que vai merecer uma vitória muito em breve. Ele mostrou que está acompanhando , e na próxima vez eu gostaria de compartilhar com ele a vitória para mostrar o que ele disse aos seus colegas do outro lado .

Q. Esta controvérsia tem ofuscado o outro que está borbulhando sob as asas da frente das Ferrari. Qual é a sua situação, com isso, e ter recebido qualquer comunicação da FIA ?

 

SD: Não. Eu tenho visto algumas fotos da asa, mas você pode ver que não foram tomadas a partir de ângulos diferentes. Então, eu não tenho nada a dizer sobre isso. Eu sinto que é parte da pressão que faz parte do jogo.

P. Portanto, não descarta a FIA ?

 

SD: Não.

P. Felipe disse em conferência de imprensa que a razão pela qual a passagem aconteceu foi porque ele estava lutando com os pneus duros . Mas como você explica que no início ele também estava lutando , então ele construiu uma diferença de 3,5 segundos e , em seguida, Fernando encostou ?

 

SD: Nós quisemos controlar a corrida. Demos-lhes determinadas metas a fim de controlar e respeitar o ritmo de trás , sem qualquer risco. Vimos Vettel chegando , nós informamos aos nossos pilotos que ambos deviam se recuperar . Fomos também a gestão que, para proteger o motor , tivemos algumas voltas com a mesma situação para ambos os pilotos , para ter um pouco de poupança sobre o motor. Quando vimos Vettel  outra vez, nós dissemos ok vamos lá para cima e empurrá-lo porque estão chegando perto . Isso é o que nós fizemos em termos de gestão .

Q. Esta é uma situação diferente da Áustria de 2002 , porque então você se dominante com esse assunto, com nenhuma razão para fazê-lo , enquanto que aqui estão jogando para cima e pode tomar as decisões . É bobagem  ter que passar por essa charada , ou é melhor deixar que as equipes só façam o que eles querem?

 

SD: É uma pergunta difícil. Eu entendo o que você está dizendo , mas no final do dia há sempre um mérito e uma lógica para ambos os cenários. Acho que faz parte da situação é que , em primeiro lugar , de um lado há a indicação clara de proteger a luta que cada piloto tem que se certificar de que tudo façam o mais rápido que puder. Você também tem que pensar que os dois pilotos fazem parte da equipe que é realmente um fator determinante desta situação. Mas o ponto é que é uma questão de consideração , a fim de se certificar de que não há discussão.

P. O que teria sido diferente hoje, se você tivesse deixado Massa ganhar de Alonso ?

 

SD: Eu acho que eu não fiz nada . Nós apenas informamos Felipe sobre a situação e é isso.

Q. Mas o que teria sido diferente se o Massa estava na frente ?

 

SD: Por outro lado o que se pode dizer da perspectiva de que a equipe está próxima da chance que nós podemos ter, Felipe será mais rápido. Tenho a certeza sobre isso.

Pergunta sobre a televisão , ouvimos várias mensagens de rádio . Porque é que Rob Smedley pede desculpas a Felipe depois de ter deixado Fernando passar?

 

SD: Não era uma desculpa desta maneira ... Você tem que considerar o fato, e você pode verificar com sua comunicação no rádio várias vezes no passado, que Rob Smedley é corretamente em um conjunto muito bom, com Felipe. Esta é a chave do seu sucesso. Ele deu a informação para Felipe e ele viu o que aconteceu e ele não estava feliz com a situação do carro que não foi tão rápido - desculpe - foi mais lento do que o outro.

P. McLaren disse hoje que os pilotos para economizar combustível  ficaram na mesma posição . Você acha que Ferrari não poderia fazer coisas tão claramente também ?

 

SD: Nós não fizemos isso de forma clara . Nós demos a informação de um piloto e então cabe ao piloto para gerir a situação. É tão simples como isso.

P. Você pode explicar por que você precisa dizer a um piloto que está conduzindo que a pessoa que está atrás dele é mais rápido?

 

SD: Porque, como um interesse da equipe que eu quero é evitar situações difíceis que possam surgir. Temos visto muitos não grands prix atrás o que aconteceu com alguns também , por isso gostaria de evitar isso.

Resumindo entrevista vergonhosa e se saiu de todas as polêmicas envolvendo o caso de Felipe.

Share/Bookmark

—————

Voltar